Pages

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quando importar não é tão interessante assim

Vou publicar esse post, pois sou (mas estou repensando isso) comprador viciado no Ebay.

Não vou dar dicas de como comprar por lá, pois já existe uma exaustão de tópicos sobre esse assunto na net.

Caso esteja muito difícil de achar, clique aqui que tem um tópico excelente.

Aqui vou mostrar o LADO NEGATIVO de se comprar no ebay, ou outros sites internacionais.

Nosso país virou um país de muambeiros - FATO. Eu sou, você provavelmente é, seu vizinho, o seu amigo do escritório, enfim todos somos um pouco. Porque isso???


Simples... Estamos com vontade de adquirir uma Edição de colecionador (por exemplo), aqui no Brasil não acho, ou se acho custa módicos 999 Reais (sim, estão vendendo a Edição Prestige do COD: Black Ops por isso), passeando pela net, vamos ao Ebay e constatamos que o preço é de 150 dólares mais 30 dólares de envio, que no câmbio de hoje (20/01/2011) daria uma média de R$ 310,00. Ou seja, você paga 1/3 do valor praticado aqui no Brasil.

Lindo... Comprei de um vendedor bem recomendado, com 98% de aprovação no Ebay, mais de 3000 recomendações, paguei 1/3 do valor que pagaria aqui, não tem o que dar errado.

Bem... Não é bem assim.... Primeiro que se você não quiser ser taxado, terá de pegar aqueles envios que demoram mais para chegar (média de 30 dias), pois de UPS, FEDEX, e afins, é 99% de chance de ser taxado, mas seu jogo chega em 3 dias úteis. Então o primeiro problema é a demora....

Ok... Não ligo por esperar um pouco. Poxa, paguei 1/3 do valor e ainda quero o jogo rápido? Ok... Tudo são consequências. Mas agora vem o primeiro GRANDE vilão da história. O maldito fiscal. No exemplo que usei para ilustrar, um COD Black Ops Prestige Edition, creio que 80% de chance de ser taxado, pois a caixa é grande, é pesado, enfim, seria uma exceção. Vamos pensar em uma simples edição de colecionador que venha somente um Steelbook (aquelas caixinhas de metal). É um envelope pequeno, o peso não é dos maiores, a chance de passar batido é bem grande.

Mas... Voc6e está no seu dia de sorte. Pagou míseros 35 dólares em sua edição de colecionador, e quando foi checar o numero de rastreio no site dos correios, você observa a noticia:

TRIBUTADO

Pronto, você está contribuindo para o seu país e irá pagar impostos de importação e o ICMS do seu Estado. Se nosso país fosse sério, você seria taxado pelo valor que pagou. Acontece que os fiscais tem um valor imaginário próprio para cada produto, sem critério nenhum, sendo que seu jogo de 35 dólares pode ser taxado em R$ 40,00 bem como R$ 400,00.

R$ 400,00? Você está louco??? Não amigos... Não estou. Aconteceu comigo em 2007. Comprei o Metal gear Solid 4 Collector's Editon. Paguei 35 dólares (ganhei o leilão), e o fiscal da receita me cobrou quase R$ 400,00. Se fizer as contas, 35 dólares naquela época valiam aproximadamente R$ 75,00, paguei R$ 475,00 no jogo. Sendo que aqui no Brasil estava sendo vendido a R$ 300. E não foi só comigo que aconteceu isso.

Aconteceu com vários amigos, familiares e um cara que não vou muito com a lata dele.

Enfim, se eu tivesse comprado aqui no Brasil teria sobrado R$ 175,00 para comprar outro jogo original.

Mas ai você vai falar. Pensa em quantas compras não foram taxadas. - Realmente muitas. Mas quando vem o martelo da taxa, ele dói.

Fora as taxas, temos outro problema. E esse problema ocorre com mais frequência. VENDEDORES DESONESTOS.

Como falei acima. Você compra do vendedor com inúmeras qualificações, vendedor Premium, etc...

Ai na hora de abrir o produto vê que levou gato por lebre. Tive em 10 encomendas 2 que vieram destruídas. E no anuncio estava que a qualidade era EXCELETE. Vou postar fotos abaixo da última compra só para terem uma ideia.
Comprei com intuito de completar minha coleção de Xbox 1, a Edição de Colecionador do jogo Splinter Cell Chaos Theory. Era um jogo que eu queria a um tempo, e achei por um preço rasoavel (30 dólares) e resolvi comprar. Na descrição estava que o produto estava em excelentes condições e completo. Vendedor qualificado, mais de 3000 recomendações. Fui lá e comprei.

Esperei os longos 32 dias para chegar e quando chegou me deparei com isso:













Reclamei com o vendedor e ele me disse que isso pode ter sido ocasionado pelo envio, pois quando ele enviou estava em excelente condição e não faltava nada,. Impossível... A embalagem veio em perfeita condição, sem um rasgadinho nem nada. Pedi para ele devolver meu dinheiro e pagar as custas de frete para eu devolver o jogo e ele se negou.

Abri uma reclamação no Paypal, a 12 dias, e até agora nada. Provavelmente vou perder os 40 dólares que paguei nesse jogo (30 do jogo e 10 do envio).

E essa não foi a primeira vez que isso me acontece. Foi só uma das vezes que me dei bem mal comprando pelo Ebay.

E por último, os correios... Ah como eu gosto de falar mal desse empresa porca... Vou ser curto e grosso. Um amigo meu ganhou 2 leilões no Ebay de um Iphone 3GS. Cada um de um vendedor. Pediu envio com rastreio. Foi enviado perfeitamente. Ao consultar o rastreio, depois de passar batido pela alfandega, ele foi EXTRAVIADO. Ok... tem o outro... Aconteceu a mesma coisa... Identicamente extraviado... Isso foi em setembro de 2010, e ele está até hoje lutando para conseguir o dinheiro de volta.

Comigo foi diferente, comprei um Street Fighter 4 por 9,99 libras. E ao chegar na alfandega sumiu. Isso foi em Dezembro de 2009. Nem fui atrás para receber o dinheiro de volta, pois achei que a dor de cabeça não valia o prejuízo.

Meu conselho depois de tudo isso???  Muito cuidado ao comprar um jogo importado, compre somente na certeza, e avalie. Se o jogo aqui estiver até uns 50% mais caro, dependendo do caso, compensa pegar por aqui mesmo.

Só fiz esse post, pois sei que muitos de vocês também devem comprar fora, então CUIDADO.

Ass: MicaoX

4 comentários:

T3CHM4N disse...

Só compro fora quando não estou ligando pra qualidade (sabe, aquele jogo pra fazer os achievements, e se a caixa vier meio zuada não tem problema), pois se for jogo pra ir pra coleção a dor de cabeça infelizmente é certa.

MicaoX disse...

Algumas raridades só encontra lá fora... Mas mesmo assim to começando a pensar q nem você viu!!!

Sushi disse...

Amigo, os ficais só tem direito de pagar 60% do valor do produto O_O nao é quanto eles querem.
Caso extrapole 60% vc tem o direito de recorrer

MicaoX disse...

Mas até recorrer. Até ele aceitar o recurso. Até ele aceitar que o valor que você pagou é real, são outros 500 né?

Postar um comentário